terça-feira, 27 de outubro de 2015

Desperdício de água doce



Como todos sabem a água é um recurso vital,  ela é essencial para a sobrevivencia de todos os seres vivos, pois é atravez dela que realizamos a maioria das nossas actividades essencias.


 Sobre tudo  é atraves da água doce que realizam-se  actividades como a higiene, alimentacao, saude, em que as plantas tambem usam para a realizacao  da fotessintese ,ou seja, todos os seres vivos precisam de agua para tudo.

Embora a maior parte do planeta esteje ocupado por agua com cerca de 71% da superfície da Terra, apenas 3% dessa valor é de água doce e o resto esta congelada ou salgada.

 E com apenas essa percentagem a agua doce é muito disperdicada atraves de varias accoes, como a poluicao, vazamento nas tubulacoes,o banho demorado; na escovação dos dentes; ao lavar a louça; ao lavar calçadas tambem ao deixar as torneras abertas sem necessidade.




como consequencia estima-se que uma em cada tres pessoas nao dispoe do liquido em quantidade suficiente para suprir as suas necessidades basicas e se esse cenario continuar ate 2050 esse numero podera aumentar, assim estaremos a privar as geracoes futuras do uso desse liquido vital.


e necessario que se adopte uma consciencia m,ais ecologica, usando esse recurso de forma sustentavel e amigavel pois acabando co a agua e acabar com a nossa propria vida, pois sem ela nao ha vida.



sábado, 10 de outubro de 2015

Educação Ambiental, objectivos princípios e características



Educação Ambiental antes de tudo é educação e como tal ela tem um foco semelhante aos dos objectivos educacionais. Tendo o adjectivo “Ambiental’ a Educação Ambiental torna-se diferente de outros campos educacionais. É um processo de ensino e aprendizagem que pode ser feito de forma formal, informal e não formal.

Em 1977 ocorreu em Tbilisi à primeira conferência sobre a educação ambiental em que foi uma das mais importante conferências para a evolução da Educação Ambiental pois nessa conferencia   foram definidos os seus objectivos, características, recomendações e estratégias e também foi criada a definição da educação ambiental actualmente aceite.

Ela foi definida como sendo uma dimensão dada ao conteúdo e a prática da educação, orientada para a resolução de problemas concretos do meio ambiente através de enfoques interdisciplinares e de uma participação activa e responsável de cada individuo e da colectividade.
                                                                                         

Características, Princípios e Objectivos

Ela é caracterizada por ser um processo: dinâmico integrativo, isto é permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência e habilidades para a resolução de problemas ambientais e também transformador na adopção de novas posturas individuais e colectivas em relação ao meio ambiente.

Os seus princípios: 
  • Considerar o ambiente na sua totalidade desde os seus aspectos naturais aos artificias e tecnológicos; 
  • Empregar o enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo especifico de cada disciplina;
  • Concentrar-se nas situações ambientais actuais e futuras;
  •  Utilizar diferentes ambientes educativos e meios de divulgação;


  objectivos fundamentais :

  • Democratização das informações;
  •  fortalecimento da consciência critica sobre a problemática social e ambiental;
  •  fortalecimento da cidadania e autodeterminação dos povos e da solidariedade;
  • Incentivo a participação individual e colectiva, de forma permanente e responsável na preservação do meio ambiente;
A educação ambiental é de grande importância para a conscecializacao de todos sobre a grande importância da  a preservação, conservação e uso sustentável dos recursos fornecidos pelo meio ambiente.