terça-feira, 27 de outubro de 2015

Desperdício de água doce



Como todos sabem a água é um recurso vital,  ela é essencial para a sobrevivencia de todos os seres vivos, pois é atravez dela que realizamos a maioria das nossas actividades essencias.


 Sobre tudo  é atraves da água doce que realizam-se  actividades como a higiene, alimentacao, saude, em que as plantas tambem usam para a realizacao  da fotessintese ,ou seja, todos os seres vivos precisam de agua para tudo.

Embora a maior parte do planeta esteje ocupado por agua com cerca de 71% da superfície da Terra, apenas 3% dessa valor é de água doce e o resto esta congelada ou salgada.

 E com apenas essa percentagem a agua doce é muito disperdicada atraves de varias accoes, como a poluicao, vazamento nas tubulacoes,o banho demorado; na escovação dos dentes; ao lavar a louça; ao lavar calçadas tambem ao deixar as torneras abertas sem necessidade.




como consequencia estima-se que uma em cada tres pessoas nao dispoe do liquido em quantidade suficiente para suprir as suas necessidades basicas e se esse cenario continuar ate 2050 esse numero podera aumentar, assim estaremos a privar as geracoes futuras do uso desse liquido vital.


e necessario que se adopte uma consciencia m,ais ecologica, usando esse recurso de forma sustentavel e amigavel pois acabando co a agua e acabar com a nossa propria vida, pois sem ela nao ha vida.



sábado, 10 de outubro de 2015

Educação Ambiental, objectivos princípios e características



Educação Ambiental antes de tudo é educação e como tal ela tem um foco semelhante aos dos objectivos educacionais. Tendo o adjectivo “Ambiental’ a Educação Ambiental torna-se diferente de outros campos educacionais. É um processo de ensino e aprendizagem que pode ser feito de forma formal, informal e não formal.

Em 1977 ocorreu em Tbilisi à primeira conferência sobre a educação ambiental em que foi uma das mais importante conferências para a evolução da Educação Ambiental pois nessa conferencia   foram definidos os seus objectivos, características, recomendações e estratégias e também foi criada a definição da educação ambiental actualmente aceite.

Ela foi definida como sendo uma dimensão dada ao conteúdo e a prática da educação, orientada para a resolução de problemas concretos do meio ambiente através de enfoques interdisciplinares e de uma participação activa e responsável de cada individuo e da colectividade.
                                                                                         

Características, Princípios e Objectivos

Ela é caracterizada por ser um processo: dinâmico integrativo, isto é permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência e habilidades para a resolução de problemas ambientais e também transformador na adopção de novas posturas individuais e colectivas em relação ao meio ambiente.

Os seus princípios: 
  • Considerar o ambiente na sua totalidade desde os seus aspectos naturais aos artificias e tecnológicos; 
  • Empregar o enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo especifico de cada disciplina;
  • Concentrar-se nas situações ambientais actuais e futuras;
  •  Utilizar diferentes ambientes educativos e meios de divulgação;


  objectivos fundamentais :

  • Democratização das informações;
  •  fortalecimento da consciência critica sobre a problemática social e ambiental;
  •  fortalecimento da cidadania e autodeterminação dos povos e da solidariedade;
  • Incentivo a participação individual e colectiva, de forma permanente e responsável na preservação do meio ambiente;
A educação ambiental é de grande importância para a conscecializacao de todos sobre a grande importância da  a preservação, conservação e uso sustentável dos recursos fornecidos pelo meio ambiente.

sábado, 26 de setembro de 2015

Educação Ambiental como uma das estratégias de conservaçao da biodiversidade

fotografia tirada na Reserva Especial de Maputo
 
A biodiversidade é responsável pela estabilidade dos processos naturais e fornecimento de produtos para a subsistência. Essa importante fonte de vida para o planeta e aos  demais seres vivos esta cada vez mais a ser perdida.
 
O principal acelerador  da perda de biodiversidade é o homem atraves das suas acções anti-preservacionistas e não sustentáveis, como consequência dessa perda milhares de especies estao a entrar em extincao, especies que sao de grande importancia para a sobrivevencia da vida no planeta e do homem e se o homem nao tomar consciencia disso um dia a sera  sua especie se extinguir
As principais causas da perda da biodiversidade através das ações humanas são: a super-exploração dos recursos naturais em que o homem explora de uma forma insustentável, a poluição, as mudanças climáticas que sentem-se cada vez mais a cada ano que passa, a fragmentação de habitats que é feita principalmente pela urbanização e a introdução de espécies exóticas.
 
Para mudar esse cenário que hoje vive-se é necessário que tomem-se medidas que visam a protecção e a conservação da biodiversidade. Umas das estratégias é a criação de programas educacionais como a Educação Ambiental.
Educação Ambiental é uma dimensão dada ao conteúdo e a prática da educação orientada para a solução de problemas concretos do meio ambiente, através de enfoques interdiciplinares e de uma participação activa e responsável de cada indivíduo e da colectividade.( Conferência de Tibilisi ).
 
Ela tenta despertar em  todos a consciência de que ser humano é parte do meio ambiente, tentando assim superar a visão antropocêntrica de que o homem é o centro de tudo e dominador da natureza, levando o homem a respeitar a existencia dos outros seres vivos e a reflectir sobre a grande importancia da conservaçao e uso sustentável dos componentes da biodiversidade. a educação ambiental deve ser feita por todos e deve ser aplicada em todos os lugares
 Através da conscecialização do público e a chamada de atenção dos governantes para a adopção de politicas ambientais e preservacionistas pode se ajudar na conservacao da biodiversidade.
 
fotografia tirade no campus da UEM, Jardim botanico.
Devemos mudar de atitude e conservarmos mais a biodiversidade para que a nossa especie tambem nao entre em extincao.
 
 
 


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Degradação de Mangais em Moçambique

fig. foto tirada no bairro de costa de sol, mangais na zona costeira

Moçambique é um pais rico em áreas florestas sobretudo por mangais ao longo das suas costas, que cobrem cerca de 450 mil hectares em todo pais.

Mangal é um ecossistema formado por plantas e animais que colonizam a região entre-mares de costas, abrigados e banhados pelos rios e inundações de mares que crescem no limite entre o habitat terrestre e aquático marinho (BANDEIRA, Salomão)

O mangal é de grande importância sócio-ambiental, económica e para as populações moçambicanas, pois:
  • servem de reprodução de várias espécies marinhas como é o caso do camarão e outros crustáceos; 
  • protegem a zona costeira da erosão;
  • fonte de medicamentos; 
  • fonte para a produção de combustível, lenha, madeira, estacas de mangal, servindo assim como recurso de divisas de muitas famílias;
Tendo inúmeras importâncias e um imenso valor o mangal, é degradado para diversos fins, como a extracção de madeiras também para a construção civil no lugar do mesmo. um exemplo concreto  é da zona da costa de sol em que o mangal está sendo rapidamente destruído para a construção de infraestruturas luxuosas.

Muitas consequências podem advir da destruição desses ecossistemas sendo que a zona pode tornar-se vulnerável a erosão, inundações e outras calamidades naturais. 

para a conservação do mangal é necessário que ao se abater reponha-se, criem-se programas e estratégias de conscializacao da população para a conservação e uso sustentável dessas espécies, evitando assim a sua supre-exploração.